De fato o ano de 2009, foi um ano importante. De acontecimentos que marcaram a humanidade. Tragédias, alegrias, fatos de forte impacto emocional e social. O ano está chegando ao fim, e é nesse clima de ano novo que faço uma análise de alguns fatos que foram destaques no ano de 2009.
Âmbito Internacional
Em 20 de janeiro de 2009, Barack Hussein Obama é eleito o primeiro presidente negro ao comando de uma das maiores potências do mundo. Realmente um marco histórico, quem diria a um tempo atrás que um negro seria eleito presidente dos EUA, sendo que vivemos ainda (infelizmente) num mundo marcado pelo preconceito racial.
Gripe suína. Febre alta, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, cansaço, fadiga, tosse, diarreia e vômito. Em algum momento deste ano, grande parte da população mundial teve medo de apresentar esses sintomas. A semelhança com a gripe normal e - em função disso - a inexistência de um tratamento específico ajudaram a elevar a preocupação mundial em torno do vírus H1N1. Enfim, é fato que a Gripe Suína atingiu todo o mundo e mostrou a grande fragilidade global mediante a tal fato. É fato também que a preocupação de adquirir a gripe é inevitável, mas é um absurdo o modo com que a mídia expõem tais fatos. É óbvio que é importante alertar a população, mas francamente, alertar ao ponto de deixar a população mundial em pânico, é um papel lamentável.
Voo AF 447. Com 228 pessoas a bordo, o Airbus A330 da companhia Air France caiu no Oceano Atlântico depois de decolar do Rio de Janeiro em direção a Paris. Até hoje as causas do acidente ainda são desconhecidas. Não foram encontrados sobreviventes. É lamentável o que aconteceu com essas pessoas, e consequentemente, com suas respectivas famílias.
Crise Financeira. A crise financeira pela qual passo o Mundo hoje teve origem nos Estados Unidos. A crise financeira mundial que se descortina na nossa frente com manchetes intimidadoras em todos os noticiários tem uma causa muito simples: a falta de liquidez no mercado. Traduzindo em miúdos, falta de dinheiro. De um modo geral, a crise financeira foi sentida em muitos -senão em todos os lugares - mas claro que com intensidade diferente.
COP 15. A reunião sobre mudança climática das Nações Unidas, concluída no dia 19 de dezembro de 2009, resultou em uma "carta de intenções", de acordo com o secretário-executivo do encontro, Yvo de Boer. Ele admitiu que agora será preciso transformar o que os políticos concordaram em Copenhague em algo real e verificável. O documento prevê, no entando, a criação de um fundo emergencial de US$ 30 bilhões pelos próximos três anos, para ajudar países pobres a combater causas e efeitos das mudanças do clima. Ainda assim, o acordo não foi reconhecido por representantes de diversas nações como, po exemplo, Sudão, Bolívia, Venezuela, Nicáragua e outras. Por esta razão, os ativistas que estiveram em Copenhague classificaram o encontro como um "fracasso". O secretário-executivo também admitiu que o acordo ficou aquém das expectativas. Já o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, saudou o acordo como "um começo importante". Em 2010, é provável que novas negociações sejam feitas para que uma nova estratégia global possa ser discutida entre os líderes dos seus respectivos países na COP 16, que será realizada no México.
Francamente, a COP 15 foi realmente um fracasso. Ora, todos estamos sentindo as consequências do aquecimento do nosso planeta. Ficar horas e horas simplesmente debatendo e não chegar a um acordo não vai adiantar absolutamente NADA. É o futuro do nosso planeta que está em jogo, não dá pra brincar com coisa séria. Algo tem que ser feito imediatamente, antes que seja tarde demais.
Âmbito Nacional
O ano de 2009 para o Brasil foi um ano, digamos que, intermediário. Um ano de conquistas, mas principalmente um ano marcado por trágedias.
Escândalos no Congresso; confrontos no Rio de Janeiro; acidente de Felipe Massa no GP da Hungria; a vitória do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016; a confirmação da vitória do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014; Apagão em 18 estados brasileiros, devido a um problema de transmissão; chuvas fortes que causaram estragos em todo o país; a lei antifumo que entrou em vigor no estado de São Paulo; o campeonato brasileiro mais expressivo e disputado dos últimos anos; o roubo das provas do ENEM, o que provocou grande insastisfação dos estudantes; (...). Entre tantos outros fatos.
Enfim, de fato o ano de 2009 foi um ano de acontecimentos marcantes e importantes em todo o mundo.
Que 2010 seja um ano melhor, repleto de acontecimentos bons, de conquistas, de muita paz e muita esperança para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário